NOTÍCIAS & DICAS
Blog
Passo a Passo de uma Instalação
Confira como instalar o seu equipamento e os benefícios que ele oferece para o seu dia a dia.
Oferecer conforto térmico para os seus funcionários, clientes e frequentadores do ambiente em que você é responsável, para isso, o uso de ar-condicionados de qualidade é fundamental, e um dos principais passos para isso é acertar na hora de instalar os equipamentos para garantir um alto desempenho.
Ao abordar o conforto térmico proporcionado pelos ar-condicionados, falamos não apenas da temperatura, mas de outros fatores ambientais e pessoais, como a velocidade do ar, umidade, calor metabólico e isolamento do vestuário, todos esses pontos compõe o conforto de um ambiente.
Entenda o passo a passo de como fazer a instalação de ar-condicionado, continue a leitura!
Benefícios do Ar-Condicionado
Mais do que oferecer uma temperatura mais agradável, o ar-condicionado também pode trazer muitos benefícios, principalmente para a saúde, por exemplo:
- Purifica o ar;
- Possui ação antialérgica;
- Ajuda a eliminar mofo no ambiente;
- A função desumidificar ajuda a aumentar a vida útil de aparelhos eletrônicos;
- Oferece conforto ao ambiente;
- Evita a desidratação corporal;
- Favorece o sono;
- Evita a entrada de insetos e poeira;
- Aumenta o rendimento no trabalho pelo conforto.
Como Fazer a Instalação de Ar-Condicionado Corretamente?
Para contar com todos os benefícios de um equipamento de ar-condicionado é preciso que ele seja instalado corretamente, assim, você garante máxima eficiência do produto e não corre com riscos de prejuízos que uma má instalação pode ocasionar.
O primeiro passo é tomar alguns cuidados especiais, como analisar o ambiente onde o equipamento será instalado e a leitura completa do manual de instruções, que apresentará todas as informações necessárias, assim como o local ideal, interno ou externo.
Existem alguns passos que podem ser seguidos para uma instalação de ar-condicionado correta, confira:
Verifique a Tensão do Aparelho
Pode parecer uma coisa simples, mas acredite, ainda tem pessoas que erram a voltagem dos equipamentos, podendo danificá-los por falta de atenção. Embora a maioria dos aparelhos encontrados no mercado sejam de tensão 220v, é importante consultar o fabricante antes da instalação.
Local de Passagem das Mangueiras
Os aparelhos de ar-condicionado são divididos em unidades condensadoras, as partes do lado externo e a unidade evaporadora, que é a saída de ar na parte interna. O ideal é que o comprimento da tubulação entre as duas unidades seja de no mínimo 1 metro e no máximo 15 metros, além de 5 metros de desnível.
Caso não possua um local de passagem das mangueiras, será preciso criá-lo, e o recomendado é que para a unidade interna o equipamento fique a uma altura de, no mínimo, 1,5 metros do chão, e a mangueira de drenagem seja instalada abaixo.
Verifique as Normas do Prédio
Cada edifício possui as suas normas particulares e, para a instalação de ar-condicionado também existem, principalmente porque esses aparelhos podem acabar mudando a fachada do prédio consideravelmente dependendo de onde são instalados.
Então, antes mesmo de comprar o aparelho para instalar, verifique com o síndico ou responsável quais são as normas do prédio, se o modelo está de acordo e se é compatível para onde será instalado, evitando que você gaste dinheiro à toa.
Conte com o Auxílio de Profissionais Capacitados
Nem tudo precisa ser feito por você, ter a ajuda de um profissional capacitado para instalar o ar-condicionado é uma solução prática e que vai te poupar tempo, além de não correr o risco que algo dê errado na instalação.
Pensando nisso, a CGELAR já possui mais de 15 anos de experiência no setor de ar-condicionado e refrigeração, oferecendo serviços de alta qualidade, responsabilidade e segurança.
Além disso, você conta com auxílio para serviços de emergência, com soluções específicas para projetos, obras, instalação e retirada, análise microbiológica do ar, manutenção corretiva e preventiva.
Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços: